Após algumas analises de mercado e algumas notícias que fui lendo, encontrei algo que pode ser interessante para todos nós.
Desde de dia 1 de Agosto de 2017, surge uma nova moeda virtual , o Bitcoin Cash(BCC).
Esta moeda surge devido a um desentendimento entre mineradores que decidiram criar esta nova moeda que será operada por uma rede distinta e terá a sua cotação própria.
Mas quais são as diferenças?
Para perceber-mos os factores, é preciso entender o funcionamento desta moeda virtual Bitcoin. Foi criada em 2009 por um programador ou um grupo de programadores que usaram o pseudónimo de Satoshi Nakamoto. Até hoje, ninguém conseguiu confirmar a identidade do criador ou criadores.
A moeda é gerida via software, controlado pelos chamados mineradores. Os mineradores são as pessoas responsáveis que validam as transações na rede Bitcoin e que também controlam a emissão da moeda virtual visto ela estar limitada em 21 milhões de unidades até 2033.
Os mineradores, ou seja, perceberam que o software que cuida de toda a rede precisava ser atualizada, principalmente para expandir o limite de transações.
Como sabemos o bitcoin cresceu excessivamente e as transações ao segundo tornaram-se insuficientes. Actualmente é apenas possível validar 10 transações por segundo.
Os mineradores resolveram, lançar uma atualização do sistema para dobrar a capacidade de transações suportadas por segundo. O nome dessa atualização é SegWit que também veio corrigir algumas falhas técnicas que possibilitavam mineradores ganhar mais dinheiro virtual por transação validada. Cerca de 80% dos mineradores concordaram com esta atualização.
Mas um grupo de mineradores liderado por empresas chinesas achou que esta atualização da SegWit seria tecnicamente insuficiente para o trabalho dos mineradores. Após esta reflexão, criaram uma divisão na moeda virtual e lançaram o Bitcoin Cash (BCC). Esta atualização não é nada mais nada menos o Bitcoin sem atualização SegWit.
Com este desentendimento, agora há duas moedas em circulação no mercado:
Bitcoin(BTC) e Bitcoin Cash (BCC). A primeira é a tradicional , com atualização Segwit, e o Bitcoin Cash é a nova versão sem a actualização SegWit. Cada moeda passa a ser operada em redes de mineradores distintos e terá regras diferentes de controle e emissão da moeda.
O Meu Veredicto
Penso que estas alterações são relativa a interesses económicos, que fazem com que haja inflações nos mercados assim como as valorizações das moedas tenham variações agressivas. Para os investidores, penso que esta ideia da divisão não faz sentido, e a aposta irá continuar sempre a ser no Bitcoin tradicional, que já data de 2009, e até a data tem demonstrado um poder astronômico.
Fiquem bem e até ao próximo post!
Sem comentários:
Enviar um comentário